Sicoob Coopere

Blog

31 de outubro de 2018

Sicoob Coopere participa do V Bahiacoop

Sicoob Coopere participa do V Bahiacoop

Nos últimos dias 18 e 19 de outubro, representantes cooperativistas de toda a Bahia participaram do V Bahiacoop – Encontro Estadual de Cooperativas Baianas. Esse é o maior evento do cooperativismo no estado e não é por acaso. Reuniu cerca de 300 participantes e teve como objetivo disseminar a cultura da cooperação, fomentar o potencial das cooperativas para a realização de negócios e aprimorar a relação entre cooperativas e seus cooperados.

Representaram o Sicoob Coopere no evento: a presidente do Conselho de Administração, Maria Vandalva Lima de Oliveira, o vice presidente, Edilson Lopes Araújo,  os conselheiros de administração,  Januário de Lima Cunha, Claudenice  dos Reis Mota Oliveira,  Adriana Oliveira da Silva, o conselheiro fiscal, Genival Ferreira de Santana e o diretor de relacionamento, Ranúsio Cunha.

Nesta edição o tema central foi “Os desafios das Cooperativas na organização dos seus quadros sociais”. O destaque foi a presença do presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, que veio pela primeira vez ao Brasil após iniciar seu mandato na instituição, para ministrar a palestra magna “Pertencimento Cooperativista: União Capaz de Mudar o Mundo”, na abertura do evento no dia 18.

Para Guarco, esta foi uma excelente oportunidade de conhecer em profundidade o movimento cooperativo baiano. “Acredito que a participação nessas reuniões nos dá a possibilidade de entender melhor nosso potencial e os desafios que temos juntos. Muitas vezes, as cooperativas são vítimas de um ambiente econômico desfavorável ao desenvolvimento solidário, mas, na minha opinião, uma maneira de quebrar essa tendência é construir fortes laços entre os cooperados, as cooperativas e instituições específicas do setor”, comentou.

Na opinião do diretor de relacionamento do Sicoob Coopere, o Bahiacoop foi muito organizado e “a participação do presidente da ACI foi importante para as cooperativas refletirem sobre os princípios do cooperativismo”.

O presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio  agradeceu entusiasmado a presença de todos e reforçou o quanto o cooperativismo tem se desenvolvido no país, e a importância do evento para promover a intercooperação e o fortalecimento do setor.

Para dialogar com o público sobre gestão, planejamento e valores cooperativistas, também estiveram no time de palestrantes do V Bahiacoop: o líder cooperativista nacional, João Paulo Koslovski, a assessora de ação educativa da Lar Cooperativa (PR), Carmem Teresa Zagheti, e o filósofo e colunista do Jornal Folha de São Paulo, Luiz Felipe Pondé.

“Planejar é decidir fazer”. Essa foi uma das reflexões trazidas pelo palestrante João Paulo Koslovski, que também apresentou sobre as etapas que envolvem o planejamento estratégico e qual o impacto no desenvolvimento das cooperativas. Ele também falou sobre a experiência do Paraná na elaboração do planejamento estratégico sistêmico do cooperativismo, desde a década de 70, destacando os aprendizados e resultados alcançados.

Já para tratar sobre “Relacionamento com o Associado” com muita propriedade, o evento recebeu Carmem Teresa, que compartilhou o trabalho que tem sido feito na Cooperativa Agroindustrial Lar nas diferentes dimensões (econômica, social e ambiental) para estimular a participação dos associados e funcionários na cooperativa, com ações pautadas em valores e voltadas para a educação cooperativista. “Fazer parte de uma maneira efetiva e afetiva”, disse Carmem em vários momentos da palestra, expressando que esse é o compromisso da cooperativa em promover o desenvolvimento econômico e social dos associados e comunidade.

Para a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva “os cases de sucesso foram inspiradores para que cada cooperativa pudesse se olhar e analisar o que pode ser melhorado na sua caminhada”.

A última palestra foi de Luís Felipe Pondé sobre “A prática de valores cooperativistas”. Ele envolveu o público com sua abordagem crítica sobre ética e valores, principalmente no contexto da sociedade brasileira.

O V Bahiacoop foi promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (Sescoop/BA), com patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e apoio da Revista MundoCoop.

Com informações da Ascom Sistema OCEB e MundoCoop

Foto: Surpreender Eventos


13 de novembro de 2018

Lançado em Salvador livro sobre a história do Sicoob Coopere

Foi lançado hoje (13) no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal ...

Leia mais
13 de novembro de 2018

Sicoob em Paulo Afonso estimula a reciclagem e a preservação ambiental

A equipe da agência do Sicoob Coopere de Paulo Afonso, em parceria com empresas e organiz...

Leia mais
08 de novembro de 2018

Sicoob Coopere participa do IV Fórum de Cidadania Financeira

O Sicoob Coopere está presente no IV Fórum de Cidadania Financeira, organizado pelo Banc...

Leia mais

Categorias

Facebook