Sicoob Coopere

O Sicoob Coopere

Visão
“Ser reconhecido como a principal instituição financeira propulsora do desenvolvimento econômico e social dos associados”

Missão
“Gerar soluções financeiras adequadas e sustentáveis por meio do cooperativismo, aos associados e suas comunidades”

Valores
Transparência – Comprometimento – Respeito – Ética – Solidariedade – Responsabilidade

Objetivo Institucional do Sicoob Coopere
“Promover a economia solidária através da prestação de serviços financeiros, visando o desenvolvimento sustentável dos associados e suas comunidades”

A história do Sicoob Coopere

A Cooperativa de Crédito do Nordeste e Centros Norte e Sul da Bahia Ltda. – Sicoob Coopere Coopere – nasceu em Valente, município do semiárido baiano, nos idos de 1993, em meio aos desafios enfrentados pelos agricultores na produção e comercialização da fibra de sisal.

Esse público, organizado na Associação dos Pequenos Agricultores do Estado da Bahia – APAEB havia conseguido importantes avanços, tal como deixar de depender de intermediários na cadeia de comercialização do sisal. Com isto, os preços melhoraram e a fibra passou a ser exportada diretamente pelos agricultores para outros países, por meio da associação.

Porém, para obter fontes de financiamento para suas atividades, a associação recorria aos bancos, a um custo financeiro muito elevado.  Foi quando surgiu a ideia de captar recursos junto aos associados e à população local, com o compromisso de remunerar o dinheiro que fosse depositado na Associação. Nascia, assim, a Poupança APAEB.

O sucesso foi imediato e a iniciativa bem acolhida pela comunidade, já que os pequenos poupadores passariam a acessar serviço financeiro, pois os bancos não aceitavam pequenos depósitos no final dos anos 80.

Nesse contexto, a poupança recebeu um expressivo volume de depósitos, justificando a necessidade de constituir uma instituição financeira, a qual se encarregaria de atuar como gestora das economias dos produtores do sisal.

Essa poupança trazia em sua essência a ideia do cooperativismo de crédito. Após visitas de intercâmbio realizadas dentro e fora do país, participação em seminários e estudos sobre o funcionamento de cooperativas, as lideranças comunitárias decidiram fundar a Coopere.

A Coopere foi fundada em 03/03/1993 e autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil – BCB em 21/09/1993Nos anos que se seguiram, uma nova perspectiva se abriu para o desenvolvimento de Valente e região. Até então os programas oficiais de crédito eram escassos e quase sempre destinados aos grandes produtores, detentores do privilégio exclusivo da informação e de poder político. Com a cooperativa, os agricultores finalmente passaram a exercer o direito de acessar o crédito, de abrir e movimentar conta bancária, além de todos os serviços inerentes ao processo de inclusão financeira.

Dois momentos foram marcantes na história da Coopere: um em 1998, quando passou a integrar o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil SICOOB – e outro a partir do ano 2000, quando iniciou a expansão para outros municípios. Também nos primeiros anos do novo milênio, o Sicoob Coopere passou a investir na profissionalização da gestão e no aprimoramento da sua governança com a implantação do sistema de representação do quadro social por delegados, a segregação do Conselho de Administração e Diretoria Executiva, a ampliação da área de atuação, a participação Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCoop, a transformação em cooperativa de livre admissão de associados, (atualmente classificada como cooperativa clássica pelo Banco Central, conforme Resolução do no 4.434/2015) e, além disso, há constante investimento em capacitação para dirigentes e empregados.

O Sicoob Coopere atua nas regiões Nordeste e Centros Norte e Sul da Bahia e é responsável pela gestão dos recursos de milhares de associados, tantos pessoas físicas como jurídicas, contribuindo diretamente para a promoção do desenvolvimento regional.

Saiba mais sobre o Sicoob Coopere acessando o Estatuto Social.

Conheça abaixo a composição dos Órgãos de Governança do Sicoob Coopere

Delegados

Nas Assembleias Gerais os associados são representados por 100 (cem) delegados, eleitos para o mandato de 4 (quatro) anos, os quais podem ser reeleitos.

Clique aqui e veja a relação completa dos delegados titulares e suplentes

Conselho de Administração

Atendendo a princípios de boas práticas de governança corporativa, o Sicoob Coopere adotou um modelo dual de gestão. A Diretoria Executiva é segregada do Conselho de Administração.

Ao Conselho de Administração compete: fixar diretrizes, examinar e aprovar orçamentos, aprovar e supervisionar a execução dos projetos elaborados pela Diretoria Executiva. É o responsável por aprovar o regimento e normas internas, pelo exame e aprovação dos planos anuais de trabalho, pela avaliação do desempenho da cooperativa e cumprimento das metas estabelecidas anualmente pela Assembleia Geral, dentre outras atribuições. O mandato dos nove membros do Conselho é de quatro anos.

– Adriana Oliveira da Silva
– Claudenice dos Reis Mota Oliveira
– Clóvis Nunes de Moura
– Edilson Lopes Araújo
– Evódio Lima de Oliveira
– Januário de Lima Cunha
– Leandro Gabriel Reis
– Maria Vandalva Lima de Oliveira
– Reginaldo Ferreira da Silva

Conselho Fiscal

Fiscaliza, assídua e minuciosamente, as contas da cooperativa, por meio de três membros efetivos e três suplentes, todos associados, eleitos a cada três anos pela Assembleia Geral. O Conselho Fiscal reúne-se ordinariamente uma vez por mês, e extraordinariamente sempre que necessário. O mandato é de 03 anos.

Titulares
– Claudilene de Lima Gonzaga
– Genival Ferreira de Santana
– Ismaelton de Lima Carneiro

Suplentes
– Maria José O. de Santana
– Reginaldo Oliveira Silva

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva, órgão subordinado ao Conselho de Administração, é composta por dois diretores contratados, sendo um Diretor Geral e um Diretor Administrativo. Compete à Diretoria Executiva: adotar medidas para o cumprimento das diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração; elaborar orçamentos e planos de trabalho; prestar contas ao Conselho de Administração quanto às medidas adotadas e quanto à execução de projetos, entre outros.

Ranúsio Santos Cunha – Diretor Geral
Administrador de Empresas
Tel.: (75) 3263-2337/2513
E-mail: ranusio@sicoobcoopere.coop.br

Decivaldo Oliveira Santos – Diretor Administrativo
Contador
Tel.: (75) 3263-2337/2513
E-mail: decivaldo@sicoobcoopere.coop.br