Sicoob Coopere

Blog

30 de outubro de 2018

Encontro com Banco Central discute o futuro do cooperativismo financeiro

Encontro com Banco Central discute o futuro do cooperativismo financeiro

​O Sicoob Coopere participou do workshop “Panorama, Diretrizes e Reflexões nas Cooperativas Financeiras”, nos dias 17 e 18 outubro de 2018, no auditório do Banco Central do Brasil, em Salvador/BA.

O evento foi promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia (SESCOOP/BA) em conjunto com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV). Teve como objetivo aperfeiçoar a capacidade das lideranças do cooperativismo de crédito na leitura sobre as mudanças do mercado, sabedoria nas tomadas de decisões e condução eficiente do negócio, sem se descuidar do cumprimento normativo e legal, e, acima de tudo, garantindo os preceitos e propósitos cooperativistas.

Mercado, inovação, gestão, eficiência, governança, regulação e supervisão foram temas abordados durante o workshop. O evento teve a participação de representantes do Banco Central: Gerente-Técnico do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias (Desuc/BA), Godofredo Massara dos Santos, e do Assessor Pleno do Departamento de Organização do Sistema Financeiro (Deorf/MG), Romeu Eugênio de Lima.

Massara falou a sua percepção sobre o sistema cooperativo e a oportunidade que momentos como esses trazem de debater temas muito significativos para o futuro do setor. “O Sistema cooperativo tem crescido, tem se organizado, tem estado atento às novas exigências do mercado financeiro, exigências de ordem tecnológica, inclusive”.

Dentre os assuntos tratados por Romeu Eugênio, o destaque foi para a importância das cooperativas de crédito elaborarem políticas de sucessão para serem colocadas em prática, vislumbrando a sua perenidade. Além disso, explanou sobre o desenvolvimento de boas práticas de gestão e governança.

Contando com a participação do público em diversos momentos, o evento oportunizou debates em formato de “talk show” sobre os vetores de decisão e eficiência, apontando reflexões para que o cooperativismo de crédito da Bahia, cada vez mais, se expanda.

Para a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Lima de Oliveira, o workshop “desafiou as cooperativas a se pensarem para o futuro numa perspectiva de expansão quantitativa e qualitativa, num mercado competitivo, e, sem perder de vista seu propósito e sua essência. Isso implica planejamento a longo, médio e curto prazo com estratégias eficientes de crescimento responsável e perene, além do foco na sucessão, capacitação contínua, adoção de boas práticas e resultados sociais e econômicos”.

Na opinião do diretor de relacionamento do Sicoob Coopere, Ranúsio Cunha o evento permitiu discutir as tendências do cooperativismo de crédito a nível nacional e internacional. “Reafirmamos que estamos no caminho certo ao desenvolvermos tecnologias para atender as novas gerações, ao tempo em que aperfeiçoamos as nossas agências para serem pontos de relacionamento com os nossos associados”.

Com informações da Ascom Sescoop/BA

Fotos: Assessoria Banco Central do Brasil


13 de novembro de 2018

Lançado em Salvador livro sobre a história do Sicoob Coopere

Foi lançado hoje (13) no auditório da Escola de Administração da Universidade Federal ...

Leia mais
13 de novembro de 2018

Sicoob em Paulo Afonso estimula a reciclagem e a preservação ambiental

A equipe da agência do Sicoob Coopere de Paulo Afonso, em parceria com empresas e organiz...

Leia mais
08 de novembro de 2018

Sicoob Coopere participa do IV Fórum de Cidadania Financeira

O Sicoob Coopere está presente no IV Fórum de Cidadania Financeira, organizado pelo Banc...

Leia mais

Categorias

Facebook