Sicoob Coopere

Blog

11 de setembro de 2018

Atleta patrocinado pelo Sicoob Coopere é campeão da Vaquejada de Serrinha

Atleta patrocinado pelo Sicoob Coopere é campeão da Vaquejada de Serrinha

O vaqueiro e associado do Sicoob Coopere, Lourismar Lopes Araújo foi campeão da Vaquejada de Serrinha – Edição 2018, na Categoria Amador. Ele ganhou R$ 9 mil juntamente com seu parceiro na competição, Manoel Ferreira Pinto Júnior. O evento aconteceu de 06 a 09 de setembro, no Parque Maria do Carmo, em Serrinha/BA.

A dupla foi patrocinada pelo Sicoob Coopere e para Lourismar o apoio da cooperativa garantiu a participação deles na competição. “Na categoria que disputamos foram 67 competidores e 10 se classificaram. Nós ficamos em primeiro lugar”, contou com orgulho.

Na avaliação do atleta, além de muito treino o desempenho é resultado do cuidado com o cavalo, Major Jayebb.

Participante de vaquejadas há muito anos, Lourismar ressaltou que o esporte está cada vez mais profissional para garantir a saúde e o bem estar dos animais, além da segurança dos vaqueiros. “Não é permitido o uso de nenhum material que machuque os cavalos”, garantiu.

O resultado na Vaquejada de Serrinha animou a dupla a sonhar com novas premiações. “Vamos nos preparar para uma importante competição em Pilar, Alagoas. Os vaqueiros vão disputar R$ 1 milhão em prêmios”.

Sobre a Vaquejada

A vaquejada surgiu no nordeste brasileiro no século  19. Na época, as fazendas de pecuária não eram cercadas, e boiadas de diferentes fazendeiros se misturavam nos pastos. Quando os vaqueiros faziam a separação das boiadas, alguns animais eram mais difíceis de serem conduzidos. Por isso, era necessário puxá-los pelo rabo e derrubá-los. Os vaqueiros que se destacavam na prática passaram a ganhar fama e derrubar o boi pelo rabo virou esporte.

O esporte genuinamente brasileiro é sempre praticado por dupla de vaqueiros. A sua prática está regulamentada pela Emenda Constitucional 96.

De acordo com a Emenda, não se consideram cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais, conforme o parágrafo 1º do artigo 215 da Constituição, registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro. Essas atividades devem ser regulamentadas por lei específica que assegure o bem-estar dos animais envolvidos.

Considerada a maior do Brasil e consequentemente do mundo, a Vaquejada de Serrinha é uma festa tradicional que ocorre sempre próximo ao dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil. Sua primeira edição ocorreu em 1967, onde os vaqueiros da região se reuniram como forma de confraternização.


20 de setembro de 2018

Sicoob Coopere participa da campanha “Coopere com a Vida”

Nesta sexta-feira, 21, toda a equipe do Sicoob Coopere inicia sua participação na campan...

Leia mais
17 de setembro de 2018

Dia de Cooperar movimenta o IF Baiano em Serrinha

Uma parceira entre o Sicoob Coopere, 16o Batalhão de Polícia Militar e o IF Baiano, de ...

Leia mais
11 de setembro de 2018

Atleta patrocinado pelo Sicoob Coopere é campeão da Vaquejada de Serrinha

O vaqueiro e associado do Sicoob Coopere, Lourismar Lopes Araújo foi campeão da Vaquejad...

Leia mais

Categorias

Facebook