Sicoob Coopere

Blog

12 de abril de 2018

Lançado Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas 2018

A presidente do Sicoob Coopere, Maria Vandalva Oliveira recebe do Superintendente da OCEB, José Alberto Batista, reconhecimento pela participação da cooperativa no PDGC.

A noite do dia 06 de abril, em Salvador, foi de celebração e reconhecimento das cooperativas baianas pela participação no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas – PDGC.  Realizado em ciclos anuais, o PDGC, cuja metodologia, pautada no Modelo de Excelência da Gestão® – MEG, desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, é reconhecida nacional e internacionalmente por sua capacidade de aumentar a qualidade de gestão e a competitividade de organizações públicas ou privadas.

O evento, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado da Bahia – Sescoop/BA, em parceria com o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, marcou o lançamento na Bahia do sexto ciclo do PDGC. A participação de grande público, sendo formado por mais de 30 presidentes de cooperativas baianas, além de lideranças cooperativistas e da gerente geral do Sescoop Nacional, demonstrou o quanto o Sistema Cooperativista da Bahia reconhece que o PDGC é, de fato, um caminho para a melhoria concreta da gestão das cooperativas.

E é nessa melhoria constante que acredita o presidente do Sistema OCEB, Cergio Tecchio. Durante a fala de abertura, ele ressaltou a versatilidade do PDGC, que pode ser usado para melhorar a gestão de cooperativas de pequeno, médio e grande porte, e convocou otimista a todos para participarem do novo ciclo do PDGC, além de contar com o apoio do Sistema OCEB para fazer com que o cooperativismo avance e, consequentemente, ajude a sociedade a progredir. Já Karla Oliveira, gerente geral do SESCOOP, relembrou a trajetória, desde quando o PDGC foi instituído, e os resultados que essa ferramenta tem proporcionado às cooperativas brasileiras. “Ao longo desses 5 anos tivemos uma adesão crescente. Hoje tem mais de 1.500 cooperativas que participam do Programa. E é um número que vem crescendo de forma consistente. Isso mostra o interesse, comprometimento e adesão das cooperativas nesse propósito de aprimoramento da governança e gestão”.

Programação

A programação do evento contou com a apresentação do case da cooperativa Sicoob Metropolitano, conduzida por Kelly Tiago, Gestora de Planejamento e Desenvolvimento. O foco da exposição foi sobre as estratégias de gestão da cooperativa, que já recebeu o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, na categoria ouro. Ela mostrou o quanto a cooperativa tem trabalhado para atrair as novas gerações para o Cooperativismo por meio de ações inovadoras para oportunizar e estimular experiências. Exemplos de boas práticas voltadas para o relacionamento com o cooperado e o colaborador também foram citados por ela, que resumiu: “Não existe nós e eles. A gente normalmente fala: os cooperados. Nós somos cooperados, nós estamos fazendo para nós mesmos, para uma sociedade melhor e um mundo melhor. Tudo o que nós estamos fazendo é para o nosso bem também. Toda vez que vocês forem pensar estrategicamente em relação ao relacionamento com o associado lembrem-se do que falei que esse é o nosso principal diferencial competitivo”.

​Além disso, ocorreu um Talk Show com as cooperativas baianas finalistas do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, Sicoob Coopere e Sicoob Cooperbom, mediado por Fernando Sodake, editor e apresentador do telejornal Bahia Meio Dia, que dialogou com Maria Vandalva Lima e Karla Marjorie Reis, representantes das cooperativas, respectivamente. Vandalva compartilhou a experiência de quando a cooperativa percebeu o PDGC como um instrumento que lhes ajudaria a caminhar com excelência e a melhorar a prática de gestão da organização. E acrescentou: “O diagnóstico [primeira etapa do questionário] nos faz olhar para nós mesmos, para ser melhor, avançar, mas temos que assumir os nossos limites. Perceber que nós temos muito que aprender”. Karla expressou a alegria da cooperativa em ter sido uma das finalistas, pois demostra todo o empenho e trabalho realizado, e que o objetivo do Sicoob Cooperbom é de ainda ganhar o prêmio.

Ainda segundo a presidente do Sicoob Coopere, Maria Vandalva, “ganhar o prêmio é importante, mas muito mais importante é a cooperativa melhorar suas práticas de gestão constantemente, gerar melhores resultados e promover a satisfação e a felicidade das pessoas”.

Reconhecimento

A etapa final foi a entrega da placa de reconhecimento a 51 cooperativas baianas participantes de diferentes ciclos (2013 a 2017) do PDGC.

Na Bahia, a participação das cooperativas no PDGC aumentou consideravelmente em 2017: 53 cooperativas concluíram o PDGC e 19 cooperativas participaram do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão. A expectativa do Sistema OCEB é que esse número aumente em 2018, pois o trabalho para melhorar constantemente a gestão das cooperativas do estado continua. Sendo assim, a próxima ação será a realização de Workshops Regionais do PDGC com foco em Gestão de Processos e Plano de Melhorias nas seguintes cidades da Bahia: Salvador (08 e 09/05; 02 e 03/10/2018; 04 e 05/10/2018), Feira de Santana (10 e 11/05/2018), Vitória da Conquista (14 e 15/05/2018), Luís Eduardo Magalhães (17 e 18/05/2018) e Itabuna (23 e 24/05/2018).

Com informações da ASCOM SESCOOP/BA

Foto: Uanga Produções e Eventos


15 de agosto de 2018

Professores e estudantes discutem sobre cidadania financeira

A noite do dia 06 de abril, em Salvador, foi de celebração e reconhecimento das cooperat...

Leia mais
09 de agosto de 2018

Delegados do Sicoob Coopere analisam prestação de contas

A noite do dia 06 de abril, em Salvador, foi de celebração e reconhecimento das cooperat...

Leia mais
03 de agosto de 2018

Sicoob Coopere poderá chegar a Olindina

A noite do dia 06 de abril, em Salvador, foi de celebração e reconhecimento das cooperat...

Leia mais